segunda-feira, 28 de abril de 2008

Calopsita


A calopsita é fácil de cuidar e se afeiçoa ao dono.
Elas são brincalhonas, relativamente fáceis de cuidar e estão cada vez mais populares entre os donos de animais de estimação.
Originárias da Austrália, as calopsitas não precisam de autorização do Ibama para serem comercializadas.
As aves devem ser compradas jovens, por volta dos 2 meses de idade. "Como é muito difícil amansar uma calopsita, o ideal é levar para casa um exemplar já dócil. Esses animais se apegam aos donos, a ponto de deixarem de comer ao sentir a falta deles", diz um especialista.
Por terem a temperatura corporal alta - em torno de 41 graus - as calopsitas não podem ficar expostas ao frio, ao vento, à chuva ou a ambientes com ar-condicionado.
Outro veneno para o sistema respiratório delas é a cozinha: a fumaça de uma panela de teflon, por exemplo, pode matá-las. Cigarro também faz mal.
A dieta ideal para filhotes inclui uma dose diária de papinha própria e mistura de grãos com pouco girassol. Animais adultos devem comer folhas verde-escuras (couve, agrião, rúcula e brócolis) e legumes crus (cenoura, abobrinha e pepino). A mistura de grãos funciona como petisco.

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

e eu tenho um e to preucurando a comida ideal por inguanto estou dando girassol devo parar

thiag0 disse...

Pare... so girassol eh gorduroso, vai engordar sua ave, podendo mater! de 50% de painço, 20% de alpiste, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e apenas 5% de girassol ... de tb espinafre, chicoria, brocolis, almeirao, couve (2 a 3 vezes por semana), maçã (SEM SEMENTE, pois é toxica) nunca de alface, chocolate... pode dar tb abobora, cenoura crua...

Daniela disse...

Eu dou racao misturada, faz mal