domingo, 22 de junho de 2008

Golden Retriever


De origem britânica este cão de pelagem que vai do dourado até o creme tem um porte atlético e um temperamento calmo que aos poucos está conquistando o mundo todo.
Por ter excelente olfato é muito usado, para farejar drogas e como guia de cegos. por ser um cão de temperamento equilibrado acredita-se que, possa ser criado, inclusive, em apartamentos apesar de ter porte grande.
Em inglês seu nome significa Goldem - dourado - Retriever - o que recolhe.
Tido hoje como ótimo cão de companhia para quem gosta de cães de porte grande, o Golden é assim, um companheiro fascinante.
Como todo cão de caça o Golden é um cão resistente e como todo cão suscetível há alguns problemas como:

  1. Displasia coxo-femural - detectada entre o 5º e 8º mês de idade, sempre antes dos 18 meses, cães com este problema não devem ser reproduzidos, evitando assim transtornos no futuro, e não colocando em risco a reputação do criador.
  2. Atrofia progressiva da retina: detectada entre o 4º e o 8º ano de vida, pode levar a cegueira total ou parcial do animal, podem ser feitos exames oftálmicos depois dos 24 meses para prevenção.
  3. Catarata e o Entrópio de pálpebras: pode aparecer à partir do 3º mês de idade.
  4. Piodermite: pode ser por inúmeros fatores; distúrbios metabólicos, deficiências imunológicas, descontrole endócrino ou por processos alérgicos.

Nenhum comentário: