quarta-feira, 23 de julho de 2008

Feneco Argelino


O feneco é um animal de pequenas dimensões, apesar de ter orelhas de cerca de 15 cm, para perder facilmente calor.
O feneco é a menor das raposas existentes. O peso máximo que chega a atingir é de 1,5 kg. Chega a medir 20 cm de altura e 40 de comprimento. A cauda pode medir até 15 cm e o seu pêlo tem cor de areia para ajudá-lo a se esconder no deserto.
Outra utilidade de seu pêlo é ajudar o feneco a refletir os raios de sol durante o dia e conservar o calor durante a noite. Além disto, os dedos das patas são protegidos do calor da areia por uma camada de pêlos.
O feneco é considerado a única espécie de raposa que pode ser mantida como pet. Embora não pode ser considerado domesticado, pode ser mantido em uma classificação doméstica semelhante aos cães e gatos. Nos Estados Unidos e Canadá há uma comunidade relativamente estabelecida de criadores e donos de fenecos. Eles são amigáveis com estranhos e com outros pets da casa, porém, são extremamente ativos e é preciso muita atividade para que gaste toda energia que possui. Além disso, ele tem o hábito de esconder comida e escavar mobília para construir um ninho.
O feneco é um animal de hábitos noturnos. Durante a noite caça pequenos roedores, insetos (como, por exemplo, gafanhotos), lagartos, pequenas aves e ovos, além de algumas plantas. A comida no deserto é rara, e por isso quase todas as formas de vida de lá servem de alimento para o feneco, salvo quando se trata de um animal mais forte que ele.
Para saber mais detalhes sobre este doce animalzinho clique aqui

2 comentários:

Ana Maria Santos disse...

Oi Ingrid! vim te visitar, e valeu a pena, que bichinho mais fofinho esse , parabéns pelo seu interesse e amor pelos animais...um beijão AnaSantos

Unknown disse...

oi ingrid, esses fonecos andam em bando ou são animais solitário? se vc sabe mande um email para mim respondendo


um grande abraço

Leo