sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

São-Bernardo


São Bernardo é uma raça de cães natural dos Alpes. Foi originalmente cruzado para ser um cão de trabalho e de resgate. São conhecidos pela sua lealdade e vigilância, sendo tolerante com crianças e animais. Por causa dessas características, se tornou um cão de família. Também podem ser bons cães de guarda pois seu tamanho pode intimidar estranhos, ainda que seu temperamento é dócil.
Um macho totalmente crescido pesa entre 68 à 90 kg, mas alguns exemplares passam e muito dos 100 kg. Existem duas variedades de São-bernardo: a variedade de pêlo curto e a de pêlo comprido. As duas variedades são de grande dimensão; o corpo é possante, vigoroso, musculoso e harmónico; a cabeça é imponente e a expressão facial em estado de alerta.
Desde cedo devemos habituar os nossos amigos a serem escovados (1 a 2 vezes por semana e diariamente na altura da muda de pêlo), a tomarem banho (sempre que necessário, mas preferencialmente poucas vezes), e a que lhe limpemos os dentes (todos os meses), os olhos e as orelhas (devemos verificar os mesmos semanalmente se possível), para que assim minimizemos possíveis problemas de saúde. O controlo do peso também deve ser tomado em atenção, animais de porte como o São Bernardo nunca devem ter excesso de peso, especialmente na fase de crescimento.
Algumas Patologias que os São-Bernardos são propensos: - Displasia da anca e do cotovelo - Torção e dilatação gástrica - Dermatites húmidas.

Um comentário:

Anônimo disse...

amo s. bernardo...tenho um de 9 meses,lindoooo....gostaria de saber,local de eventos de exposição,saber onde adquirir produtos para ele,brinquedos,acessorios,camas,,coleiras ,dvd adestramento,etcs....obrigado