quarta-feira, 25 de junho de 2008

Chinchila


Este simpático bichinho é um animal muito dócil, que se alimenta pouco e não incomoda com ruídos ou com cheiros desagradáveis. A chinchila é um animal tranquilo e tímido por natureza portanto o meio ambiente que lhe proporcionamos deve ser tranqüilo e longe de ruídos. Este roedor é um animal de hábitos noturnos que, sem requerer muitos cuidados, deve descansar durante o dia e à noite estar ativo.
Deverá ter sempre à sua disposição alimento e água. Seu cardápio constará de: Alimento fibroso Constituída pelo feno, que pode ser de alfafa, palha de leguminosas ou pasto. A mais indicada é a alfafa que ficará à disposição do animal numa separação que leva à jaula. Este alimento deve ser renovado todos os dias.
Hoje já existe ração própria vendida em casa especializadas na venda de ração (agropecuárias). Esta ração é balanceada e possui quase todos os nutrientes necessários para a chinchila. A ração ficará à disposição do animal e também deve ser renovado diariamente.
A água deve ser limpa e fresca, já existe no mercado bicos para bebedouros automáticos através do qual a chinchila suga a água, assim, está sempre limpa e evita a contaminação e molhar a gaiola. Os restos de alimento serão retirados diariamente, pois azedam e mofam rapidamente, podendo ser a causa de múltiplas enfermidades.
A higiene da chinchila é feita com um recipiente de carbonato de cálcio, malha 100, uma substância semelhante a areia. Esta medida é necessária, pois contribui para a limpeza do pêlo e pele e é desengordurante e refrescante. O banho deve ser feito diariamente pela manhã, por um espaço de 10 minutos. Devemos manter a gaiola constantemente limpas. O bebedouro será limpo diariamente com água abundante; uma vez por semana deve ser limpo com água quente e antisséptico, tendo a precaução de enxaguá-lo repetidamente. Os comedouros sofrerão o mesmo tratamento. As gaiolas e ninhos terão o mesmo tratamento de limpeza uma vez por semana.
A fêmea é maior que o macho, é mais agressiva e pesa mais. Aos seis meses de idade alcança sua maturidade sexual. O cio se apresenta cada 28 dias. Pode ser coberta em qualquer época do ano ainda que os criadores indiquem qua a fertilidade é maior durante o inverno. O cio dura 5 dias. O período de gestação é de 111 dias.
A média é de 2 filhotes por parto. Algumas vezes pode variar de 1 a 6, porém, em partos com mais de 3 filhotes a mortalidade infantil é muito elevada. A chinchila nasce com olhos completamente abertos, em grande atividade, o corpo coberto totalmente de pele e pesa aproximadamente 30 a 60 gramas. Também nasce com a dentição completa: dois incisivos superiores, dois inferiores e oito molares em cada mandíbula, num total de 20 dentes. Com três semanas, o recém-nascido pode mastigar e ingerir o alimento na forma de ração ou "pellets".
As doenças mais comuns são: Prisão de ventre ou oclusão intestinal, Diarréias e gastroenterite, Congestão pulmonar e pneumonia, Convulsões, Queda ou perda do pêlo, Canibalismo, Anomalias Dentárias, Conjuntivite, Pneumonia, Gastroenterite e Salmonelose.

2 comentários:

disse...

Oi Ingrid! adorei seu blog, pois pra mim, bicho é tudo de bom! amo de paixão!!!
Quer que eu coloque o link do seu blog na parte do meu aonde está "bichos", que são os protetores meus amigos??
bjinhos

Unknown disse...

Preciso saber se alguem sabe oque ha de errado com minha chinchila, ela anda mijando nas pessoas por querer,tipo ela FICA em pe e esguicha urina na pessoa, muita loucura..... Alguem sabe o porque?