quarta-feira, 25 de junho de 2008

Chinchila


Este simpático bichinho é um animal muito dócil, que se alimenta pouco e não incomoda com ruídos ou com cheiros desagradáveis. A chinchila é um animal tranquilo e tímido por natureza portanto o meio ambiente que lhe proporcionamos deve ser tranqüilo e longe de ruídos. Este roedor é um animal de hábitos noturnos que, sem requerer muitos cuidados, deve descansar durante o dia e à noite estar ativo.
Deverá ter sempre à sua disposição alimento e água. Seu cardápio constará de: Alimento fibroso Constituída pelo feno, que pode ser de alfafa, palha de leguminosas ou pasto. A mais indicada é a alfafa que ficará à disposição do animal numa separação que leva à jaula. Este alimento deve ser renovado todos os dias.
Hoje já existe ração própria vendida em casa especializadas na venda de ração (agropecuárias). Esta ração é balanceada e possui quase todos os nutrientes necessários para a chinchila. A ração ficará à disposição do animal e também deve ser renovado diariamente.
A água deve ser limpa e fresca, já existe no mercado bicos para bebedouros automáticos através do qual a chinchila suga a água, assim, está sempre limpa e evita a contaminação e molhar a gaiola. Os restos de alimento serão retirados diariamente, pois azedam e mofam rapidamente, podendo ser a causa de múltiplas enfermidades.
A higiene da chinchila é feita com um recipiente de carbonato de cálcio, malha 100, uma substância semelhante a areia. Esta medida é necessária, pois contribui para a limpeza do pêlo e pele e é desengordurante e refrescante. O banho deve ser feito diariamente pela manhã, por um espaço de 10 minutos. Devemos manter a gaiola constantemente limpas. O bebedouro será limpo diariamente com água abundante; uma vez por semana deve ser limpo com água quente e antisséptico, tendo a precaução de enxaguá-lo repetidamente. Os comedouros sofrerão o mesmo tratamento. As gaiolas e ninhos terão o mesmo tratamento de limpeza uma vez por semana.
A fêmea é maior que o macho, é mais agressiva e pesa mais. Aos seis meses de idade alcança sua maturidade sexual. O cio se apresenta cada 28 dias. Pode ser coberta em qualquer época do ano ainda que os criadores indiquem qua a fertilidade é maior durante o inverno. O cio dura 5 dias. O período de gestação é de 111 dias.
A média é de 2 filhotes por parto. Algumas vezes pode variar de 1 a 6, porém, em partos com mais de 3 filhotes a mortalidade infantil é muito elevada. A chinchila nasce com olhos completamente abertos, em grande atividade, o corpo coberto totalmente de pele e pesa aproximadamente 30 a 60 gramas. Também nasce com a dentição completa: dois incisivos superiores, dois inferiores e oito molares em cada mandíbula, num total de 20 dentes. Com três semanas, o recém-nascido pode mastigar e ingerir o alimento na forma de ração ou "pellets".
As doenças mais comuns são: Prisão de ventre ou oclusão intestinal, Diarréias e gastroenterite, Congestão pulmonar e pneumonia, Convulsões, Queda ou perda do pêlo, Canibalismo, Anomalias Dentárias, Conjuntivite, Pneumonia, Gastroenterite e Salmonelose.

2 comentários:

disse...

Oi Ingrid! adorei seu blog, pois pra mim, bicho é tudo de bom! amo de paixão!!!
Quer que eu coloque o link do seu blog na parte do meu aonde está "bichos", que são os protetores meus amigos??
bjinhos

N&G disse...

Preciso saber se alguem sabe oque ha de errado com minha chinchila, ela anda mijando nas pessoas por querer,tipo ela FICA em pe e esguicha urina na pessoa, muita loucura..... Alguem sabe o porque?