quinta-feira, 31 de julho de 2008

Cuide do seu velhinho!!


Pois é... nossos bichinhos também passam por essa
etapa da vida que é a velhice. Na chegada desta fase na vida dos bichinhos eles sofrem algumas mudanças comportamentais e também físicas, e nós teremos que ter bastante calma e cuidado, pois precisarão mais do que nunca de nossa dedicação!

COM QUE IDADE MEU CÃO SE TORNARÁ IDOSO?
Em geral, os cães entram na 3ª idade aos 7 anos,
sabendo que sua expectativa de vida é de 10 a 15 anos.
Porém, isso varia conforme a raça, o tamanho e o modo
de como vivem. As raças menores são aptas a viver
mais, a chegada da velhice é adiada para 9, 10 ou até 11 anos de idade!
Outros fatores que influenciam são uma vida tranqüila, alimentação adequada, atividades físicas
regulares e estar em dia com a vacinação e os veterinários.

O QUE MUDARÁ NO MEU CÃO?
Seu pêlo ficará mais fino, menos brilhante e se tornará grisalho em alguns pontos. O comportamento também se altera. Cães mais velhos são menos dispostos, brincam menos e gostam de dormir bastante.
Alguns podem se tornar desobedientes, não respondendo certo aos comandos ou fazendo as
necessidades em locais impróprios. Outros ficam sensíveis, desenvolvem manias, medos, passam a não gostar de barulhos ou de certas situações.
Tente ser menos exigente com seu cão nesta fase. Procure entendê-lo e respeitá-lo o máximo possível. Se quiser ver ele feliz, basta deixá-lo tranqüilo na sua rotina e sempre perto das pessoas que gosta. Existem animais que se tornam agressivos quando mais velhos. Se este for o caso, vale a pena procurar aconselhamento de um veterinário!
O sistema imunológico destes velhinhos já não funciona tão bem quanto antes. Além disso, há uma série de problemas e doenças que podem surgir naturalmente com a idade. Atenção a elas:
*doenças cardíacas e complicações nas válvulas do coração;
*doenças respiratórias;
*insuficiência renal crônica;
*diabetes;
*atroses, artrites e outros problemas ósseos e articulares;
*tumores
*cataratas
*infecções nas gengivas e perda dos dentes. É possível evitar as doenças redobrando os cuidados com a saúde do seu animal:
*leve-o ao veterinário não apenas uma, mas duas vezes por ano, no mínimo. Faça um check-up geral, com exames de sangue, urina, radiografias e até eletrocardiograma;
*escove regularmente os dentes do seu cão em casa e faça limpeza do tártaro com seu veterinário. Os problemas dentários parecem simples, mas podem evoluir para infecções e complicações mais severas;
*capriche na alimentação, boas rações mantêm o peso deles equilibrado, o que é fundamental nesta fase, e contêm todos os nutrientes essenciais;
*não pare completamente com os exercícios físicos, apenas dê uma moderada. Prefira caminhadas mais curtas, porém mais freqüentes;
*evite expor seu cachorro a grandes variações de temperatura.

O mais importante é que você não deixe seu cão de lado, seja qual for o motivo. Ele precisará de você mais do que nunca!

Um comentário:

Foto de Gato disse...

Meus cães já tem mais de 10 anos. Estão otimos, mas sempre dá aquele friozinho na barriga quando penso na idade deles.