quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Necessidades no lugar certo

O Post de hoje é interessantíssimo e muito, mas muito útil para quem está com um novo cãozinho em casa, que é: como ensinar meu cão a fazer as necessidades no lugar certo.
Então... saiba que com apenas 6 passos (e muita dedicação) isso é possível, confira:

Passo 1: Mostrar o local correto
A primeira coisa que você precisa fazer quando o seu filhote chegar em casa é levá-lo no local apropriado para fazer suas necessidades. O cão deve estar com a guia de forma que você possa mantê-lo no local apropriado até que faça as necessidades.
Se a ideia é que o cão faça fora de casa, deve deixar clara a diferença entre o que é dentro e o que é fora de casa.

Passo 2: A Recompensa
Cães amam (e precisam) ser elogiados e recompensados por seus donos, e como eles só entendem se algo está “certo ou errado”, é muito importante que você mostre para o seu filhote que está contente com ele quando fizer as necessidades no local correto. Por isso, tenha certeza de recompensar o seu cão logo que ele terminar de fazer as necessidades no local correto. Você pode fazer isso de forma verbal com um elogio ou usando um petisco. A ideia é que o filhote associe o fato de fazer as necessidades no local correto com algo muito positivo.

Passo 3: Associe uma frase
Escolha uma frase como, por exemplo: “Faz xixi!”. Esta é uma associação, não um comando, porque você não pode forçar um cão a fazer suas necessidades. O seu objetivo é que eventualmente o seu cão entenda que esta é a sua oportunidade para se aliviar e devem usar este momento para isso. Diferentemente da maior parte dos comandos você pode continuar a repeti-lo para o seu cão até que ele faça as necessidades.

Passo 4: Estabeleça uma rotina
Estabeleça alguns horários para levá-lo para o seu “banheiro” frequentemente e tenha paciência! Tente alimentar o seu filhote e leva-lo para o local nos mesmos horários todos os dias. Um dos erros mais comuns das pessoas é de dar apenas 5-10 minutos para o cão e então desistem. Caso faça um tempo que seu cãozinho não faz as necessidades, provavelmente precisa fazer, mas está apenas muito distraído para conseguir.
Filhotes precisam ir ao banheiro a cada 1 ou 2 horas (dependendo da raça), bem como 15 minutos depois de comer. Se você não estiver conseguindo num determinado momento, mas mesmo assim acredita que ele precisa fazer naquele momento, não o deixe ficar livre na sua sala. O melhor é ficar com o seu cão preso na guia perto de você e então tentar novamente uns 10 ou 20 minutos depois.
A prevenção é a melhor forma de lidar com potenciais acidentes. Se o seu filhote estiver tendo acidentes durante a noite, tente alimentá-lo mais cedo ou tirar a água depois das 7 PM (a menos que seja uma noite muito quente).

Passo 5: Comece com um local pequeno
Confinar o seu filhote a uma área pequena no começo é de longe a forma mais rápida de ensiná-lo. Quando estiver em casa, deixe-o numa sala com você o tempo todo. Quando sair deixo-o num espaço pequeno.
Cães gostam de áreas pequenas e fechadas pois se sentem seguros, além de terem o seu próprio espaço para relaxar. A área precisa ser pequena o suficiente de forma que o seu cão não consiga sair de perto da sujeira se fizer as necessidades no local. Cães não gostam de se sentar na sua própria sujeira, então ficam mais inclinados a “segurar”.
Se a área for muito grande, podem simplesmente se mover de um canto para outro evitando a sujeira. Isto então nega a efetividade. Seu espaço precisa ser apenas grande o suficiente para o seu cão levantar e se virar. Na minha opinião profissional, o crate é a ferramenta mais apropriada para isto, mas se você for contrário a sua utilização, um cercadinho ou sala pequena podem ser usados. Acredito firmemente no conceito de que o filhote deve conquistar a sua liberdade na casa.
Se estiver constantemente se aliviando pela casa onde e quando quiser, você não pode continuar deixando-o andar livremente. Mantenha o seu filhote com você na guia ou confinado no seu espaço.

Passo 6: Lide com acidentes
Se você pegar o seu filhote fazendo as necessidades no local errado, diga “Não”, levante-o e coloque-o no local apropriado. Você não deve gritar com o seu cão, mas apenas dizer um “Não” de forma firme. Se você gritar pode assustá-lo e ele pode ficar relutante em fazer suas necessidades.
Se você encontrar um acidente e não tiver visto quando o seu filhote fez, não fale nada para ele. Simplesmente limpe e continue em frente. Os cães vivem no momento. Você não pode trazer o cão de volta para o local do acidente e esperar que eles entendam o que você quer dizer. Aprenda os sinais que mostram que o seu filhote está precisando ir. A maior parte dos cães cheira o chão antes de urinar e giram antes de fazer cocô.
Fique de olho no seu cãozinho e tente estabelecer um padrão no seu comportamento antes de fazerem as necessidades. Se o seu filhote tiver um acidente, use um produto apropriado para remover o cheiro de forma que ele não queira ir no mesmo local novamente. Existe uma variedade grande de produtos enzimáticos para remoção de odores no mercado. Observe bem para que o produto tenha enzimas para quebrar o odor. Vinagre branco também funciona e pode ser usado em pisos duros.
Prevenção é sempre o melhor, e seguidamente pensamos que nossos filhotes entenderam um conceito antes deles realmente terem entendido. Lembre-se, mesmo depois que seu o cão tiver aprendido, eles vão continuar a ter acidentes. Filhotes se distraem facilmente, e às vezes simplesmente esquecem de ir até que é tarde demais. Todo cão pode aprender, é só uma questão de ser consistente, persistente e paciente!

Essa postagem toda fofa, toda ilustrada foi retirada do site Como treinar seu cão, vale a pena visitar, tem várias postagens ilustradas e muito úteis. :)

Beijos e até a próxima!

6 comentários:

Clínica Veterinária e Internação Recanto dos Bichos disse...

Conheça o Hospital Veterinário Saúde, seu companheiro
tratado com carinho e atendimento personalizado.
http://www.hospitalveterinariosaude.com.br

Calebe Borges disse...

Oi,

Possuo duas cadelas, e elas vivem dentro de casa, e quando está chovendo ou é noite, a porta fica fechada... mas basta falar, queres fazer xixi? As duas correm pra porta, basta abrir e aguardar :D

Belo blog, muito sucesso pra você,
Calebe B.

Blog PRAMSOPA - Blog Pessoal - Youtube - Twitter Oficial - Facebook Oficial

Pets Companheiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pets Companheiro disse...

Não opte por enterrar seu animalzinho em quintais e terrenos baldios...

A atitude de encontrar um lugar no terreno de casa para enterrar o seu pet pode ser um grande gesto de amor e é muito comum que os donos escolham essa opção, até mesmo por sentirem que seu animal de estimação continua “próximo”. Entretanto, é perigoso para a saúde fazer isso, visto que um organismo que está passando pelo processo de decomposição pode contaminar o solo, o lençol freático e transmitir doenças.

http://www.starpetsrj.com.br
StarPet's Sepultamento e cremação de animais
em todo Rio de Janeiro.
Atendimento e remoção 24 horas.
21 - 3086-8508 / 99442-2109 / 98391-9395
WhatsApp = 98391-9395
email= starpetsrj@gmail.com

Pets Companheiro disse...

Não opte por enterrar seu animalzinho em quintais e terrenos baldios...

A atitude de encontrar um lugar no terreno de casa para enterrar o seu pet pode ser um grande gesto de amor e é muito comum que os donos escolham essa opção, até mesmo por sentirem que seu animal de estimação continua “próximo”. Entretanto, é perigoso para a saúde fazer isso, visto que um organismo que está passando pelo processo de decomposição pode contaminar o solo, o lençol freático e transmitir doenças.

http://www.starpetsrj.com.br
StarPet's Sepultamento e cremação de animais
em todo Rio de Janeiro.
Atendimento e remoção 24 horas.
21 - 3086-8508 / 99442-2109 / 98391-9395
WhatsApp = 98391-9395
email= starpetsrj@gmail.com

paulo disse...

muito bom este blog , muito informativo , sempre que surgir uma duvida estarei visitando!http://educandoseucao.com/