sábado, 26 de julho de 2008

Depressão Animal!


Acredite se quizer, mas cães, gatos e vários outros bichos de estimação também podem ficar tristes e deprimidos. Assim como em nós humanos, as causas podem ser complexas e precisam ser observadas com cuidado.

São os cachorros os mais receptores deste mal.
Dentre todos os bichinhos de estimação, sem dúvida eles são os mais dependentes de seus donos.

*CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO:

Vários fatores podem causar a depressão. Mudanças na rotina do animal, confinamento em ambientes pequenos, falta de passeios e atividades físicas, morte ou viagem longa do seu dono são alguns exemplos.
Com a rotina corrida do mundo de hoje, é freqüente encontrarmos bichinhos que sofrem de solidão, pois passam os dias sozinhos e fechados nos apartamentos.
Os sintomas e os sinais da doença também podem variar bastante. É muito comum os donos acharem que seu animalzinho está apenas querendo chamar atenção e as broncas podem acabar piorando o quadro.
O animal deprimido apresenta mudanças no seu comportamento habitual, torna-se ansioso ou quieto demais, pode perder o apetite e se desinteressar por qualquer atividade, até mesmo por um carinho.
Comportamentos estranhos e repetitivos também podem se desenvolver. Lamber o chão, roer um móvel obsessivamente e auto-mutilação são alguns deles.
As terapias alternativas, como homeopatia e florais de Bach, vem se mostrando muito eficientes e são frequentemente usadas pelos veterinários. Em casos mais graves também podem ser usadas medicações humanas, como a Fluoxetina (o famoso Prozac).
Na maioria das vezes a depressão pode ser tratada simplesmente mudando alguns hábitos do animal e de seu dono. Usar o bom senso e buscar a causa real do problema é a chave para isso.

Nenhum comentário: